NOTA PÚBLICA Preocupação com o retorno presencial das atividades escolares.

19/08/2020

NOTA PÚBLICA

Preocupação com o retorno presencial das atividades escolares. A Federação dos Servidores Municipais do Estado do Rio Grande do Sul – FESISMERS, diante do anúncio de retorno das atividades escolares presenciais que vem sendo anunciado por vários Estados e Municípios, vem manifestar sua extrema preocupação. Isso porque o retorno das atividades escolares presenciais em meio a Pandemia oficialmente declarada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, ocasionada pelo COVID-19, coloca os servidores, alunos, principalmente dos anos iniciais e a comunidade em geral em eminente situação de contágio ao vírus, tendo em vista que, as atividades escolares causam grande aglomeração e aproximação social, o que não é recomendado no momento, haja vista a alta transmissibilidade do vírus.

As medidas de segurança necessárias para se evitar o risco de contágio pela Covid-19 são inaplicáveis no momento, pela falta de controle sobre o comportamento de adolescentes e principalmente das crianças, o que representa potencial situação de contaminação pelo vírus.
Outrossim, para que haja um possível retorno das atividades escolares presencialmente é necessário que sejam garantidas as medidas de proteção e segurança, tais como equipamentos de proteção individual, higienização dos ambientes escolares com maior frequência, distanciamento de 1,5 metros entre os alunos e professores, o que em muitas escolas não é realidade, pois não há infraestrutura adequada que garanta tal distanciamento, dentre outras medidas.
Além disto, outro fator, importante é o perigo de contágio do vírus em ambiente escolar e transmissão no meio familiar, inclusive, causando riscos maiores àqueles que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade, representando, assim, um verdadeiro fracasso no isolamento social
que essas pessoas mantem até o momento.

Desta forma, a FESISMERS por sua Diretoria Executiva, se manifesta contrária ao retorno das atividades escolares presenciais, especialmente, no que tange ao ensino infantil.

Clélio Arlindo Covari
Presidente da FESISMERS