Notícias

Encontro Nacional de Sindicatos e Federações de Servidores Públicos tira pauta de lutas

Encontro Nacional de Sindicatos e Federações de Servidores Públicos tira pauta de lutas

15/02/2019

 

       O Encontro Nacional de Sindicatos e Federações de Servidores Públicos, realizado por federações e com apoio da CSPB, reuniu Sindicatos e Federações de Servidores Públicos na Cidade de Fundão/ES, de 13 a 15 de fevereiro. O evento abordou temas de relevância para o futuro dos trabalhadores do serviço público no Brasil e das entidades sindicais do setor.

Nestes três dias de debates e palestras acerca da estabilidade no serviço público, da Justiça do Trabalho, da atual conjuntura política do Brasil e os reflexos da crise econômica internacional, assim como a sustentabilidade financeira das entidades sindicais e os novos paradigmas após a reforma trabalhista.

        Ao final dos trabalhos na manhã desta sexta feira, foram apresentadas as resoluções tiradas no encontro, que darão norte às pautas de lutas.   Entre elas:  O Direito de Sindicalização e a Negociação Coletiva no serviço público (Convecção 151 da OIT). Também foi estabelecido um dia nacional em defesa previdência social, com data a ser definida.  O direito de greve no setor público, a criação de uma ampla frente de lutas sindical, defesa da estabilidade no serviço público, bem como 21 de março como dia nacional de lutas. 

       Na avaliação do Presidente da FESISMERS, Marino da Silva, o encontrou foi de extrema importância para os próximos movimentos de lutas e para futuro das entidades sindicais. Segundo Marino, urge o resgate da confiança da sociedade e dos trabalhadores ao movimento sindical por meio do fortalecimento do sindicalismo de base, e a reinvenção do sindicalismo brasileiro, como desafios a serem enfrentados no atual momento.